Relacionamento Entre Sogra e Nora: Como Fazer Dar Certo
Relacionamento

Relacionamento Entre Sogra e Nora: Como Fazer Dar Certo

Written by Lidianne

O casamento é do casal, a gente sabe disso. Contudo, existem relacionamentos extras envolvendo o casal e o convívio entre sogra e nora é um deles. Se as coisas não vão bem antes do casamento precisam ser ajustadas para um melhor convívio. Mas como fazer dar certo?

Sogra e Nora São Parentes?

O grau de parentes você já deve saber: a sogra é a mãe do marido, a criadora. Uma relação sanguínea de fato não há. Mas há sim uma enorme importância em entender como funciona esse parentesco.

Em primeiro lugar deve-se entender que a sogra foi por um bom tempo a mulher mais importante da vida do marido. Os homens tendem a ser ligados às mães enquanto as mulheres aos pais. Logo, a figura materna é de suma importância para o esposo.

Por mais que a esposa seja uma pessoa importante na vida do filho, mãe é mãe. “Deu a luz”, como muitas sogras lembram. O mesmo amor será sentindo pelo casal quando derem a luz ou adotarem seus próprios filhos.

Sogra e nora, por conseguinte, são parentes de coração. O marido é a ligação entre as duas. Legalmente não há nenhuma relação a ser resolvida, na árvore genealógica a sogra não é um papel importante. Mas é uma relação de carinho e com merecimento de atenção.

Como Conviver Bem Com a Sogra

A gente sabe, contudo, que a relação entre sogra e nora não é fácil. Algumas simpatizam de cara com a namorada do filho e são amigas para sempre, enquanto outras tornam este relacionamento extremamente complicado. Neste tipo de relação é melhor ter cautela.

Em primeiro lugar entenda: a mãe é importante para o seu marido. Essa relação não deve ser rompida a menos que seja algo nocivo para ambos, mas isso quem pode determinar é apenas um especialista. O papel da esposa é encorajar ambos a se darem bem e eventualmente intermediar quando puder para um o bem dos três.

Em segundo lugar, tente ser mais aberta ao relacionamento. A sogra estará presente por toda a vida do casal e até mesmo depois dela em alguns casos. Imagine-se, por exemplo, um divórcio com filhos. A sogra estará lá como avó da criança. Esta relação, mesmo sem envolver laços sanguíneos, é direta e eterna.

Diálogo Sempre Entre Sogra e Nora

O diálogo sempre foi uma boa forma de manter relação com parentes e não seria diferente com sogra e nora. Isso quer dizer, portanto, falar e ouvir também. Ouvir é escutar as colocações da sogra mesmo sem concordar com elas. Todos possuem direito a expressar a sua opinião.

Outra dica legal é manter encontros formais eventualmente. A agenda não precisa ser constante, apenas alguns encontros com almoço ou jantar para manter a relação em aberto. E uma dica ainda mais legal: busque a opinião da sogra. Mesmo por um motivo bobo ela gostará de ser lembrada como “experiente” e “consultora”.

São todas dicas simples e possíveis de serem executadas para manter a boa convivência entre sogra e nora. E tento mais dicas é só deixar abaixo.

Sobre o autor

Lidianne

Adicione seu comentário

Deixe um comentário