Pode namorar na quarentena? Dicas de namoro na pandemia
Relacionamento

Pode namorar na quarentena? Dicas de namoro na pandemia

Written by Lidianne

São tempos difícieis, concorda? Com a pandemia da COVID-19, o mais novo vírus da gripe e um dos mais severos a afetar o mundo, todos devem entrar em quarentena. E as relações amorosas ficam abaladas, será? Na verdade não. Dá sim para namorar na quarentena tomando os devidos cuidados. Saiba como a seguir.

dicas de como namorar na quarentena

O que é quarentena?

Quarentena é o período de reclusão que uma pessoa deve permanecer quando está com uma doença contagiosa. Apesar do nome “quarentena” não estamos falando de 40 dias. Na verdade dura 15 a 20 dias de total isolamento.

Apesar de muitas pessoas associarem diretamente “quarentena” com “coronavírus” (o motivo para a palavra da língua portuguesa se tornar tão famosa em todo o mundo), na verdade todos devem fazer uma quarentena em algum momento da vida. Se você está doente com sarampo, por exemplo, deve ficar em quarentena para evitar contaminar outras pessoas.

O isolamento de uma quarentena pode ser feito em casa se a pessoa mora sozinha, em um hospital em uma área reservada para pessoas com a mesma doença. Pode ainda ser feito em um quarto se o contaminado mora com mais de uma pessoa.

A quarentena da covid e o namoro

Com a descoberta do novo coronavírus e seu alto grau de contágio por gotículas de saliva expelidas enquanto falamos, espirro e tosse, pelo toque e compartilhamento de objetos, todos foram obrigados a entrar em quarentena. E quando falamos todos é o mundo todo, OK? Isso realmente causou um abalo no universo dos relacionamentos. Afinal, com todos trancados dentro de casa, como haver namorar na quarentena?

A COVID-19 é uma doença causada por um vírus, o conhecido como “novo coronavírus”. Uma variação do vírus da gripe que, infelizmente e igualmente a uma gripe, é altamente contagiosa. O grande problema é atacar o sistema respiratório com tanta força que muitas pessoas vão para a UTI e de lá não saem mais. No Brasil já são mais de 80 mil mortes. Muitas informações sobre esta doença você encontra aqui.

Com uma doença tão ‘pesada’ rolando por ai, o que aconteceu com os namoros? Muitos deram um tempo, esperando as coisas esfriarem da pandemia ou a chegada da vacina. Outros foram para o namoro virtual, usando artifícios tecnologicos como a webcam e redes sociais. Mas sempre se dá um jeito, como todos os brasileiros no dia a dia, concorda?

Como namorar na quarentena?

Para quem está solteiro em casa enfrentando tempos difíceis com a quarentena saiba que há sempre uma luz forte e brilhante no fim do túnel.

Há sim como namorar na quarentena e por isso iniciamos o texto explicando o que é quarentena, como funciona a transmissão do coronavírus e a necessidade do isolamento. Entendendo isso dá para pensar em namorar na quarentena com toda certeza.

É importante ainda saber sobre os sintomas da doença, como contrair e como prevenir. Sabendo tudo isso você pode enveredar por um namorar na quarentena.

Protocolo para namorar na quarentena

Se a saudade de dar um beijo na boca(e outras coisinhas mais… rsrsrs) é insuportável e você conheceu alguém legal, o próximo passo é começar a namorar na quarentena fisicamente é seguir regras simples para evitar tanto se contaminar como contaminar o parceiro. Seguem dicas.

Protocolo para o primeiro encontro

O papo já está bom, a conversa está quase íntima e agora vocês vão se ver pessoalmente. É importante:

  • Manter isolamento social em quarentena de 15 dias – este é o período indicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para não contaminar outra pessoa. Depois de 15 dias de isolamento se você estava doente ou o outro estava já terá tempo da pessoa ir embora;
  • Marque em um local aberto – Quanto mais fechado o ambiente e mais gente nele maiores a chances de respirar ar contaminado com a COVID-19. Para garantir que tudo ficará bem depois do encontro marquem em um local arejado como a beira mar, um parque, uma praça…e assim por diante. Isso, claro, se na sua cidade tais lugares estão abertos;
  • Higienizem as mãos antes de se tocarem – Se respeitarem o isolamento de 15 dias no dia do encontro não devem estar doentes. Contudo, tocar em objetos contaminados e tocar no outro pode levar ao contágio de ambos. Pode ser um deslize no transporte, uma leve coceira no olho em uma loja, por exemplo, ou ao ir a um banheiro, dentre outras possibilidades;
  • Beijo apenas a céu aberto e depois coloquem a máscara  – Se é para namorar na quarentena o beijo vai acontecer seja indicado ou não. A dica é não tirar a máscara nenhum momento antes disso, em especial depois de transitar em transporte público ou vir de um ambiente fechado como uma loja ou um shopping. Feito isso a chance de evitar o contágio é enorme!

Protocolo para retomada dos encontros no namoro

Se o casal já está em relacionamento firme mas quer continuar a namorar na quarentena, é indicado:

  • Fazer uma quarentena rígida de 15 dias  – Isso quer dizer não tirar a máscara na rua, isolamento social em casa e saídas apenas quando há necessidade;
  • Manter o contato apenas entre os dois – essa é a parte complicada porque cada um possui uma vida privada e precisa encontrar com outras pessoas. Por este motivo é muito indicado pela OMS se manter distante o máximo possível ou entrar em quarentena junto com o namorado (a);
  • Não realizar encontros em grupos ou participar e festas  –  namorar e encontrar com o parceiro com os devidos cuidados pode não ser um problema, mas manter a vida social do casal com certeza é. Neste momento vocês podem namorar na quarentena entre si, mas rever os amigos é se expor a risco e expor terceiros;
  • Evitar encontros fora de casa – como a COVID-19 permite o contágio em superfícies contaminadas a indicação é evitar moteis, hotéis e pousadas no momento. Se há como ter momentos íntimos em sua residência é melhor manter assim.

São dicas legais e simples para seguir e garantir sucesso em namorar na quarentena. E se tiver mais sugestões de como evitar a contiaminação e manter o clima de namoro é só deixar nos comentários abaixo.

Sobre o autor

Lidianne

Deixe um comentário