10 Dicas Para Montar Lista de Presente de Casamento
Planejamento

10 Dicas Para Montar Lista de Presente de Casamento

Written by admin

Ninguém ignora a importância de uma boa lista de presentes de casamento. Ela faz parte dos principais preparativos para a noiva e também enche o casal de expectativas. Mas como montar essa lista de forma a agradar a todos os gostos e padrões? As 10 dicas a seguir podem te ajudar bastante.

Como montar uma boa lista de presentes de casamento

Os noivos nem tanto (sejamos sinceros). Mas as noivas adoram uma lista de presentes de casamento legal e todo o preparativo envolvendo esta criação de tópicos de itens para a sua nova casa. Mas para os convidados apreciarem também é importante seguir algumas dicas legais reunidas por especialistas e listadas a seguir. São elas:

1 – Informe-se sobre o sistema de lista de cada loja

Muitas lojas (conhecidas ou não) oferecem o serviço de lista de presentes de casamento. Contudo, nem todas são iguais. Os modelos disponíveis são:

  • Física – a loja oferece uma lista física para ser acessada presencialmente ao comprar o presente. A escolha dos itens deve ser feita pela noive também presencialmente;
  • Online – a lista está disponível online e você envia o link aos convidados. Ele acessa, compra o item e você recebe em casa ou pega na loja;
  • Lista online e física – há as duas opções em um sistema integrado a remover das duas listas o nome de um presente adquirido por um convidado.

Há ainda diferenciais em descontos e na forma de retirar os presentes. Algumas empresas permitem aos noivos somar o valor dos presentes arrecadados e escolher outra coisa ou retirar apenas o que foi comprado. Pesquisa sobre isso antes é crucial.

2 – Antecipe o máximo possível

A lista de presentes de casamento deve estar disponível junto com o convite de casamento para os convidados terem tempo de comprar algo para você. E você precisa ter tempo para comprar algo legal também e deliciar-se com todos os elementos da montagem da lista.

3 – Coloque a sua lista em no MÁXIMO três lojas

Três lojas é um número aceitável para não dificultar a sua vida depois do casamento de buscar os presentes em diferentes locais. Uma perda de tempo que ninguém quer ter, concorda?

Esta mesma quantidade de lojas também é um número bacana para os convidados encontrarem presentes de valores variados. E não escolha os meus produtos nas três lojas, são listas diferentes.

4 – Não tema ir do mais caro ao mais barato

É necessário na lista de presentes de casamento ofertar opções com diferentes faixas de preço para os convidados. Eles devem se sentir livres para gastar pouco ou muito de acordo com o orçamento disponível.

Alguns parentes vão fazer questão de um artigo um pouco mais caro enquanto outros não querem deixar em branco a “lembrancinha”. Oferecer opções é um dever dos noivos. Seja sensato neste ponto.

 

5 – O que colocar na lista de presentes de casamento?

Em resumo: itens de casa e cozinha. Podem entrar na sua lista de presentes de casamento:

  • Objetos de uso corriqueiro na cozinha – colher de pau, luvas, panos de prato, toalhas de mão, coqueteleira, dentre outros;
  • Cama, mesa e banho – toalha para casal, toalha de rosto de banheiro, tapete de banheiro, roupão de banho, dentre outros.
  • Itens lar em geral – cinzeiro, doceira, baleiro, tapete de terraço, dentre outros.

Caso tenha feito um chá-bar ou chá de panela não peça itens de cozinha. Fique em cama, mesa e banho.

6 – Não site a lista de presentes de casamento no convite

Talvez você já tenha recebido um convite com o aviso que há uma lista de presentes de casamento disponível e a lista de lojas. Deselegante e desnecessário.

No geral os convidados perguntam por ela automaticamente e para os íntimos você pode comentar pessoalmente. Nunca no convite.

7 – Pense em cada um dos itens da lista 

Ganhar presentes é bom e sempre há um enorme desejo de pedir tudo o que há na loja. Mas e se você ganhar tudo, vai usar tudo? Pense nisso. Acumular só ocupa espaço desnecessariamente e estimula a bagunça.

Verifique detalhes como:

  • Este aparelho enorme caberá na sua cozinha?
  • Onde guardar um conjunto de talheres com 200 peças?
  • Por que pedir espremedor de frutas se você nem come em casa?

São perguntas importantíssimas a serem respondidas durante a elaboração da lista de presentes de casamento.

8 – Priorize o que não pode faltar na sua casa

Antes de escrever na sua lista de presentes de casamento tudo o que achar lindo na loja / site, enumere o indispensável para uma vida a dois de acordo com a sua realidade. São exemplos: microondas, pratos, copos, dentre outros semelhantes.

Apenas depois disso liste os objetos da lista de presentes de casamento.

9 – Pense no que for mais fácil para o seu convidado

De onde são seus convidados? Eles tem tempo na agenda de ir a uma loja física? Podem gastar muito? São pontos a se pensar ao elaborar uma lista de presentes de casamento.

Atualmente a internet é uma grande aliada e deixar uma opção de presente para compra virtual é legal. Mas pense ainda em quem adora ir nas lojas.

10 – Presente em dinheiro é uma opção

Nos últimos anos os casais aderiram a um modismo diferenciado: presente em dinheiro. Não querem mais elaborar uma lista de presentes de casamento e recebem valores dos convidados. Estes são livres para depositar quanto quiserem.

Essa ainda é uma opção muito polêmica. Especialistas dizem que não faz parte das regras de etiqueta e é um ato deselegante. Por outro lado outros acham bem legal porque podem bancar uma lua-de-mel muito melhor com o dinheiro extra ou comprar algo grande para a casa. O importante é o casal aceitar e se sentir confortável com a sua escolha.

Muitas dicas de como fazer uma lista de presentes de casamento, não é mesmo? E se tiver mais sugestões é só deixar nos comentários abaixo.

Sobre o autor

admin

Deixe um comentário