Cardápio para Jantar de Casamento: O Que Servir Aos Convidados?
Menu Planejamento

Cardápio para Jantar de Casamento: O Que Servir Aos Convidados?

dicas para montar um jantar para casamento
Written by Lidianne

Na festa de casamento temos os doces, os salgados e a estrela principal: o jantar. Os especialistas em organizar eventos para casais andam renovando bastante no menu e deixando em aberto as opções de como montar um jantar de casamento. As dicas de qual prato escolher para montar um menu de casamento nós damos a seguir.

dicas de jantar para casamento

Entenda mais sobre o jantar de casamento

O jantar de casamento não é um simples item a ser servido para os convidados. É, na verdade, uma forma dos noivos de mostrar que se importam com cada um dos que assistiram a sua cerimônia.

Imagine um casamento iniciante às 19h na Igreja. Os convidados chegam às 18h em média, iniciando a montagem do look e transporte uma hora antes. Na celebração os parentes e amigos permanecem até umas 21h, quando se deslocam ao salão de festas. São no mínimo quatro horas de dedicação ao evento sem alimentação. Um jantar, portanto, deve ser servido.

Jantar de casamento deve ser a atração principal do buffet. Ele deve, portanto, ser servido com em média uma hora e meia depois do início da festa, após doces, salgados e bebidas quentes ou frias estarem nas mesas e taças dos convidados. 

dicas para montar um jantar para casamento

Sugestões de cardápio para jantar de casamento

A montagem de um jantar de casamento depende da preferência dos noivos, análise dos convidados e opções disponíveis na sua cidade ou região. Mas nada impede que você crie um delicioso menu. São ideias:

Creme de galinha com arroz

Este é um dos pratos mais tradicionais do mercado de eventos porque é simples e agrada a maior parte do público. Servir frango costuma agradar aos mais fitness ou nem tanto assim, crianças,  adultos e idosos.

Este é um dos pratos com custo mais baixo, uma dica para quem está pensando em casamento barato. Pode ser uma alternativa para economizar no jantar e investir em outro item como doces e salgados, lembrancinhas, dentre outros.

Carne vermelha

Estude junto com o fornecedor as possibilidades de molhos e complementos. Mas carne costuma ser o ‘prato queridinho da galera’ e que nunca deixa nenhum casal na mão. Como dica tente deixar o molho à parte para cada convidado servir o seu à gosto. Isso deixa as pessoas livres para apimentar, colocar mais ou menos um condimento.

servir carne no jantar de casamento

A carne pede complementos com carboidratos como arroz e batata ao forno.

Camarão

Os itens do mar fazem parte da lista de luxo do jantar de casamento. O camarão é de gosto popular e pode ser servido com acompanhamentos ou ao molho para apreciação solo. Deve-se, porém, ter pratos como alternativa para crianças e os alérgicos a mariscos e frutos do mar, que não são poucos, infelizmente. 

A alternativa do cardápio costuma ser frango ou outro tipo de carne branca.

pratos para jantar de casamento

Camarão e frutos do mar são bem valorizados e elogiados em jantar de casamento à noite.

Tofu com saladas ou só saladas

A comunidade crescente de veganos anda chamando a atenção na lista de convidados para casamento. Pensar neles é um ponto a mais e uma forma de mostrar que você realmente escolheu o menu pensando em quem iria a sua festa de casamento. A opção de servir muitas saladas torna o menu atraente para quem está em dieta, aos veganos e vegetarianos.

saladas para jantar para casamento

Saladas são opção para um público vegano ou em dieta.

Lagosta fresca

Um dos pratos mais finos a se servir em um jantar para casamento é a lagosta. E quando bem feito é um sucesso! Há opções de molhos diversos e complementos com carbo ou só saladas.

Mas apesar de ser chique nem todo mundo gosta, então ter como alternativa no cardápio do casamento carne ou frango é uma boa pedida. 

lagosta de jantar de casamento

Lagosta com molho fresco e picante para jantar de casamento.

Frango frito

Sair um pouco dos prazos cozidos anda cada vez mais em pauta entre os especialistas em prazos para festa de casamento. Nesta nova listagem do menu surgiu o frango frito, um prato do gosto popular há algum tempo no Brasil. E costuma fazer sucesso, hein! Sacia bastante e é agradável para crianças e jovens com um paladar não tão apurado.

frango frito como jantar de casamento

Frango frito é uma opção de cardápio alternativo de jantar de casamento.

Tacos

O prato tipicamete mexicano é feito com massa leve e recheios diversos. Além de alimentar bem e com pouco carboidrato, costuma também agradar a quem quer fugir um pouco do tradicional em festas sociais como essa. Entra em cena para um casal mais jovial e alternativo.

tacos em jantar de casamento

Crepe

O crepe costuma ser bem vindo em casamento à tarde por ser mais leve. Feito na hora costuma agradar bastante por sua variedade de recheios de salgados e doces. Alguns convidados se esbaldam mesmo no crepe e curtem muito a variação de recheios até mesmo como sobremesa.

tipos de jantar de casamento

Sushi

Casamento moderno pede um menu alternativo e diferenciado. E neste meio entra o sushi, o prato cada vez mais presente no cardápio brasileiro. São tantos os admiradores que não pensar no sushi para jantar de casamento é quase um pecado.

Variedade não será um problema para o sushi como prato principal. Ele pode ser servido, por exemplo, nas versões cruas ou massaricadas, com ou seu capa crocante, variando os peixes e assim por diante. Mas como não é do gosto de 100% de sua lista de convidados, sirva algo alternativo como carne e frango.

As dicas a cima de menu para jantar de casamento te deixaram animado? Então é só partir para planejar ou conversar com seu buffet sobre a possibilidade de servir. Tendo mais sugestões de pratos é só deixar a seguir.

Sobre o autor

Lidianne

Adicione seu comentário

Deixe um comentário