O que não pode faltar em uma festa de casamento
Planejamento

O que não pode faltar ao organizar festa de casamento

Written by Lidianne

Já fez o checklist de todos os elementos necessários para uma linda festa de casamento? Não é tão complicado assim manter tudo em ordem, mas tantas tarefas pode acabar deixando o casal mentalmente cansado. E ai abre-se espaço para o esquecimento. Para evitar a falta de qualquer elemento crucial em uma festa legal elencamos tudo o que não pode faltar em uma festa de casamento. Confira!

Tudo que não pode faltar em uma festa de casamento

Para uma festa de casamento se tornar perfeita é preciso reunir elementos perfeitamente sincronizados. Envolve diversos prestadores de serviço, empresas, encomendas, prazos e memória dos noivos. Uma lista, portanto, é o mais indicado, enumerando todos os pontos importantes.

E para garantir que nada falte, temos uma listinha para você conferir com a sua. Em uma festa de casamento sempre deve ter:

1 –  Enviar um convite formal para a festa de casamento

Você pode ter falado que iria casar umas 100 vezes entre os amigos. Pode, ainda, ter dito a data mas não é formal. Formal mesmo, oficial e padrão segundo a etiqueta de casamento é enviar um convite com no mínimo 30 dias de antecipação. Este convite pode ser digital ou físico, mas deve ser enviado sempre.

2 – Lugar e data definidos

Este deve ser o seu ponto de partida para uma organizar uma festa de casamento. Sabendo o lugar você determina:

  • O turno da festa – se será pela manhã, tarde ou noite;
  • O estilo da festa – é na praia ou em salão? É perto da igreja ou um ambiente totalmente diferente?
  • O tipo de decoração – é ambiente aberto ou fechado? Muito ou pouco vento?

Determinando o local e a data é uma das formas de conseguir ir adiante no planejamento e crucial para muitos elementos se organizarem na festa.

3 – Um café da manhã, lanche ou jantar

Os doces e salgados são obrigatórios na mesa dos convidados e servidos fartamente. Mas uma refeição, dada a duração prolongada deste tipo de evento, deve ser servida.

Mas o que servir? Depende do turno do evento.

  • Café da manhã com massas e frutas – se o casamento acontecer de dia;
  • Almoço – para casamentos iniciando a partir das 10h e finalizando antes das 15h;
  • Um lanche com massas e frutas – se o casamento acontecer à tarde;
  • Jantar – para celebrações iniciando a partir das 16h.

4 – Garçons na festa de casamento

Os convidados precisam ser servidos e deve haver um controle de reposição de bebidas, de pratos na mesa e do buffet. Por mais que os parentes e amigos se prontifiquem a ajudar essa é uma parte de trabalho físico da festa de casamento e deve envolver profissionais.

Mesmo em festas pequenas, como um casamento em casa, por exemplo, a contratação de garçons pode ser de grande ajuda. O pagamento deve ser dado ao final mas a confirmação deve ser feita antes com confirmação um dia antes.

5 – Um bolo para ser partido na hora

Um casamento pode ter dois bolos sem problemas. O que não vale é encomendar um doce maravilhosamente lindo e de um sabor diferenciado e não partir porque faz parte da tradição. Comer uma fatia de bolo de casamento faz parte dos ritos tradicionais de um casamento e os parentes mais velhos com certeza estarão aguardando por isso.

Mas se você não quer partir o bolo na hora ou deseja provar mais tarde, sem pressa, que tal um bolo fake? Tenha, contudo, uma versão mais barata (talvez sem a decoração) só para servir aos convidados.

6 – Convidados os padrinhos e madrinhas antecipadamente

Essas figuras são extremamente participativas em casamentos e por isso devem ser avisadas antecipadamente. Padrinhos e madrinhas possuem funções que exigem tempo como uma bela roupa para o brinde, aprontar um discurso e a despedida de solteiro.

7 – Servir água

As bebidas alcoolicas e não alcoolicas devem ser bem mixadas. Mas você ficaria impressionado com o número de noivos que simplesmente esquece de colocar no buffet água mineral. Uma bebida simples e muitas vezes necessária para evitar a bebedeira mas as vezes esquecida pela empresa prestadora de serviços de alimentação.

8 – Provar o vestido ao menos 15 dias antes

Evite surpresas e sustos como “um fecho que não está muito legal” ou “está caindo no busto”. Já encontrou o vestido de noiva ideal? Tente eventualmente provar. É comum também, por exemplo, um ganho de peso durante a preparação do casamento e isso pode comprometer a peça.

9 – Pedir confirmação dos seus convidados

Alguns já fazem isso automaticamente, mas outros é preciso confirmar. A confirmação permite organização melhor do espaço e não dispender sem necessidade um alto orçamento para o buffet.

10 – Uma decoração temática na festa de casamento

Não precisa ser muito mas é crucial decorar o espaço como as mesas dos convidados. Atente-se para não prejudicar a decoração

11 – Planeje as obrigações do casal durante o evento

Após o casamento no civil há alguns ritos que os recém casados devem obdecer na festa de casamento. O casal escolhe quais quer fazer. Os mais comuns são:

  • Cumprimentar as mesas dos convidados;
  • A primeira dança dos noivos;
  • Discurso dos padrinhos, madrinhas e pais;
  • O corte e primeira fatia do bolo;
  • Fotos com os parentes, padrinhos e madrinhas;
  • O arremesso do buquê.

Os noivos são livres para cortar alguns ou acrescentar outros.

12 – Agradecer os presentes

Depois da lua de mel é de bom tom agredecer a todos por cada presente. Pode ser uma mensagem ou algo mais interativo como uma foto via whatsapp. O agradecimento, contudo, deve existir mesmo demorando ou sendo de uma forma alternativa como e-mail.

ão tantas coisas para lembrar…e talvez haja alguns pontos a mais que você ache que deveria ter sido listada acima. Caso surja alguma sugestão deixe nos comentários e responderemos o mais breve possível.

Sobre o autor

Lidianne

Adicione seu comentário

Deixe um comentário