Como Escolher a Data do Casamento? Dicas e Cuidados Importantes
Planejamento

Como Escolher a Data do Casamento? Dicas e Cuidados Importantes

como escolher a data do casamento
Written by Lidianne

O grande dia é realmente uma data a qual será lembrada por anos, décadas se o casal seguir por um longo período junto. Também será um dia de celebração todos os anos, o famoso ‘aniversário de casamento’. Mas como escolher este dia no calendário? Como selecionar uma data do casamento? Dicas a seguir podem ajudar a dupla a solucionar este dilema.

como escolher a data do casamento

O que levar em consideração ao escolher a data do casamento?

Escolher a data do casamento envolve um estudo muito demorado, talvez até tão duradouro quanto a numerologia de um nome. Por que? Respondemos essa fácil: porque todo mundo quer levar em consideração todos os envolvidos e garantir a presença em massa dos convidados. São então pontos a serem levados em consideração:

O clima da estação do ano

Sendo o sonho do casal um evento na praia, por exemplo, é necessário fugir de uma festa dos dias de chuva da região. Logo, estações como outono e inverno não são indicadas.

Mas vale lembrar as grandes diferenças climáticas das regiões brasileiras. Portanto, cada caso deve ser analisado de uma forma. Nem sempre o inverno é com chuvas em Pernambuco, por exemplo, e o verão é seco demais em Brasília. São pontos a serem levados em consideração ao marcar o grande dia.

Escolha datas menos requisitadas

Existem casas de festa com lista de festa de mais de dois anos, sabia? Não é loucura, é um sonho a ser realizado em um mesmo espaço requisitado por você. Estas datas ‘tão amadas’ fazem preço do buffet, do salão e até das flores ficarem mais caras.

Todos os fins de semana de maio e janeiro são muito procurados, por exemplo. Já os meses de setembro e fevereiro são os que menos acontecem casamento.

Cuidado para não esbarrar no aniversário de alguém querido

Este tipo de cautela é uma gentileza dos noivos, na verdade. Atenção para não escolher uma data do casamento no mesmo dia de uma celebração importante de personagens queridos para a sua celebração. Fuja do aniversário dos sogros e das madrinhas, por exemplo.

Casar no feriadão pode garantir faltar

Algumas pessoas não abrem mão de feriadão nem mesmo para um casamento. Imagine-se, por exemplo, casar em um sábado quando na sexta e na segunda são datas de feriado. Muitos convidados vão faltar, em especial aqueles com desejo imenso de curtir pequenas férias com a família.

Não esbarre em um feriado religioso

Alguns feriados de peregrinação ou dedicação total aos familiares e parentes mais próximos podem deixar a sua celebração vazia ou no mínimo desfalcada. Atenção a dias como o início da ‘Novena de Maria’ se sua sogra e vários parentes dela são religiosos, por exemplo. São detalhes que quando os casais levam em consideração acabam ganhando mais apreço dos noivos.

Fuja de datas com muitos gastos para os convidados

Esta é uma dica para casais desejosos por um bom presente de casamento. Casais com filhos, por exemplo, estão com orçamento comprometido em janeiro por material escolar e matrícula das crianças. Já em dezembro é o Natal e todos querem presentear seus próximos com lembrancinha.

Afinal, qual é a melhor data do casamento?

Esta pergunta tem uma resposta muito simples: depende do casal. Depende do quanto uma data do calendário significa para a dupla que de fato chegará até o altar. Os pontos acima listados são importantes sim, devem ser lidos e analisados com calma. Mas na verdade a data especial depende de quem trocará alianças no grande dia.

E vale lembrar sempre: a data do casamento será lembrada ao longo de todo o relacionamento. É com ela o cálculo das bodas, do aniversário de união e a ser celebrado por filhos e netos também.

Sobre o autor

Lidianne

Deixe um comentário