Como Organizar um Casamento em Casa - Manual Completo
Planejamento

Como Organizar um Casamento em Casa – Manual Completo

Written by Lidianne

Casar em casa é uma ideia convidativa por diversos motivos, e não apenas porque elimina o custo com aluguel de espaço. O evento pode ser do seu jeito, adaptado de acordo com a história do casal. Contudo, para dar certo é preciso planejamento e alguns cuidados bem especial. Confira-os a seguir com um passo a passo de tudo o que um casamento em casa deve ter.

Guia prático para quem quer casar em casa passo a passo

Para ter sucesso no seu casamento em casa é preciso não esquecer nenhum detalhe. São pontos que devem ser muito bem planejados:

Faça a lista de convidados primeiro

Quem não pode faltar no seu casamento e quem não é tão importante assim ou não vai com certeza? Faça essa lista.

A lista de convidados é o primeiro passo para saber se um casamento em casa é viável ou apenas um sonho.

Escolha a data de acordo com a sua resiência

A data do evento define o clima de acordo com a estação do ano e a capacidade de todos se deslocarem para o seu endereço.

Há várias situações a serem pensadas sobre isso, como por exemplo:

  • Se você mora em uma praia badalada e quer se casar no feriado, então os convidados devem enfrentar um engarrafamento não muito agradável;
  • Morando em uma fazenda a estrada em período chuvoso pode ser uma barreira para todos item

Defina áreas para celebração e a festa

Espaço disponível é um item crucial para um lindo casamento em casa e eles precisam ser bem determinados. Você precisas de duas áreas: uma para a celebração de troca de votos e outra apenas para a festa. O ideal é que ambas sejam bem espaçosas, mas não é um pré requisito determinante.

Uma opção é reservar uma área interna para a troca de votos e um ambiente externo para a ‘curtição’. Esta dica vale em especial para quem pensa em uma banda ao vivo ou muita música por longas horas.

Já que é a sua casa, o que puder receber antes e guardar melhor!

A casa de festas não possui espaço para receber todas as encomendas de uma festa de casamento, mas a sua casa sim. Em outras palavras, você pode adiantar muitas coisas para garantir que não falte nada no grande dia.

Você pode, por exemplo, encomendar pratos e talheres com meses de antecedência. Centros de mesa se não forem naturais também, assim como toalhas de mesa se não forem alugadas. Adiante tudo o possível para evitar imprevistos.

Música para divertir e marcar momentos!

A trilha sonora é importante e é variável de acordo com o porte do evento. Use seu sistema de som de casa se está lidando com uma celebração pequena. Para uma lista superior a cinco convidados o ideal é ter profissionais.

Você precisa definir:

  • A música de entrada dos convidados;
  • A melodia ou canção de entrada da noiva;
  • A canção encerramento da celebração e cumprimento dos convidados;
  • Lista completa ou trilha sonora da festa – divida por etapas e separe por ritmos de acordo com o perfil dos convidados. Pode ser uma banda, ou DJ ou ambos.

Reserve um banheiro para convidados

Alguns noivos esquecem da necessidade dos convidados usarem o banheiro e deixam seus itens pessoais espalhados. Não cometa esta garfe, por favor!

No dia do casamento em casa tire tudo o que é pessoal e organize os suprimentos básicos

Separe sacos para lixos e uma pessoa para fiscalização constante

Evite copos e pratos espalhados ao longo da casa. Uma sugestão é reservar um funcionário focado na limpeza e organização do ambiente, evitando assim danos maiores.

Espalhar lixeiras com o mesmo padrão da decoração ao longo da casa pode ser uma alternativa para evitar a sujeira também.

Você precisa de mesas e cadeiras

Dificilmente as cadeiras disponíveis de uma residência suportam um casamento em casa. O ideal é alugar e criar um padrão para o evento.

Para combinar e deixar o evento bem organizado lembre das toalhas de mesa também.

Planeje o ambiente para a circulação dos garçons e buffet

É a movimentação dos funcionários contratados para o evento a grande responsável por uma festa de casamento legal. Logo, atente para espaço de circulação.

Não coloque mesa e desencorage pessoas a ficarem nos corredores, assim você terá um fluxo agradável de pessoas transitando sem problemas.

Pense na iluminação

Não é porque será um casamento em casa que não é preciso ter cuidado e requinte, OK? Logo, a dica é a pensar em pontos extras de luz para deixar o local com “jeito de festa” mas nem tanto.

Se não quiser acesso aos quartos, tranque-os

Esta é ainda a melhor solução para evitar que a festa se estenda até eles. Pode ser uma gentileza reservar um sem muitos itens pessoais para convidados trocarem de roupa ou descansarem um pouco se a festa for do tipo ‘íntima’.

Gostou das dicas? Há muito mais que pode ser feito para se obter o casamento em casa dos sonhos. Caso tenha você mesmo algumas informações legais é só deixar aqui nos comentários.

 

Sobre o autor

Lidianne

Deixe um comentário