Como Escrever Votos de Casamento - Dicas e Cuidados
Planejamento

Como Escrever Votos de Casamento – Dicas e Cuidados

lendo votos de casamento
Written by Lidianne

A leitura dos votos de casamento é um momento especial para o casal. São os minutos mais emocionantes de uma celebração e costumam deixar muitos olhos marejados. Contudo, é algo novo e realmente deixa noivos e noivas nervosos. Como fazer? Como escrever o seu? Confira a seguir dicas importantes.

lendo votos de casamento

Qual o tamanho do texto dos votos?

Teoricamente o casal possui todo o tempo do mundo para ler suas belas palavras de amor e juras sinceras. Contudo, não é interessante deixar os convidados sentados por longas horas apenas para ouvir uma história de amor. E as vezes a narração não é das melhores porque o casal está muito nervoso.

É de bom tom ser breve na leitura dos votos de casamento. Quanto mais curto melhor. Se tudo o que se deseja ao amado conseguir ser dito em dois parágrafos, melhor ainda!

Contudo, é aceitável um texto relativamente longo. Determina-se para o bem estar dos convidados e todos os envolvidos um texto de em média uma folha(uma lauda) com fonte 12 e espaçamento 1,5. Desta forma a leitura dura em média uns três minutos com as devidas pontuações.

Escrever antes ou falar de improviso os votos de casamento?

Se você é professor, palestrante ou coach, então pode arriscar falar tudo de improviso e possivelmente vai dar certo. Caso contrário melhor não arriscar.

Até os melhores palestrantes rascunham o seu texto a ser falado diante de uma plateia. Quando você encontrar um palestrante sem nenhum papel na mão ou ‘fila’ é porque ele está muito acostumado com a situação ou já repetiu o mesmo texto ao menos umas 10 vezes. Depois de um tempo é comum memorizar uma palestra.

Para os noivos a situação é tensa. Envolve nervosismo, tensão e medo de dar tudo errado em uma festa de casamento. Logo, tentar um texto no improviso pode ser um grande erro. Escreva seu texto e treine antes o máximo de vezes possível.

texto dos votos de casamento

O que escrever nos votos de casamento?

O texto dos votos de casamento é bem pessoal. O conteúdo consiste basicamente em falar sobre as promessas entre os noivos para a formação de uma família, seus desejos e ansios em uma vida a dois e um pouco do amor do casal. Esta é a essencia básica. E temos mais dicas legais para você conferir a seguir.

Incluir uma ou duas piadas pode ser interessante

Um tom cômico nos votos de casamento costuma funcionar com saldo bem positivo. Os convidados sorriem e acabam muito mais interessados em ouvir esta parte.

Atente apenas para dar uma pausa caso a piada seja de fácil reconhecimento para o restante do texto ser ouvido por todos.

Faça pausas quando os olhos marejarem

Em alguns momentos a emoção toma conta e isso é totalmente aceitável. O romantismo toma conta porque, de fato, é um momento emocionante.

Nestes instantes a voz fica embargada e não é indicado continuar a leitura. Simples: fique em silêncio. Aguarde uns cinco segundos e continue a leitura.

Evite citar momentos constrangedores

Alguns noivos acham engraçado mas na verdade é considerado “off”. Totalmente sem graça e pode receber o selo de “sem noção”. Sem contar que atualmente tudo vira meme e há chances dos seus votos se tornarem um top 10 dos maiss em graça.

Fale dos seus sentimentos pelo outro

Talvez seu noivo ou noiva já saiba o quanto você o ama. Contudo, este sentimento quando expresso diante de todos os convidados é ainda mais forte. É o momento de maior emoção e, no geral as noivas choram.

Os votos de casamento são para soltar mesmo o romance, o amor e o carinho sentido. Diga o que sente e o quanto deseja continuar a vida a dois.

Leia calmamente

O nervosismo costuma fazer as pessoas lerem bem rápido.

Para evitar tal problema a dica é imprimir os votos de casamento em letras grandes, espaçamento acima de 1,5 e ler o mais calmamente possível porque assim todos devem conseguir entender.

Com dicas assim ficou ainda mais fácil escrever os votos de casamento, concorda? E caso tenha dúvidas ou queira sugerir mais um tópico, é só deixar nos comentários.

Sobre o autor

Lidianne

Deixe um comentário