Tudo para planejar o seu Casamento - Original Dreams
Planejamento

Casasmento Sustentável – Ideias Maravilhosas e Como Fazer!

foto de casamento sustentável
Written by Lidianne

A ideia de pode realizar seus sonhos e ainda ajudar o meio ambiente é cada vez mais propagada no comércio e nos eventos. Tendo isso em mente a pauta do momento para celebração de matrimônios é o casamento sustentável, um tipo de evento que tem como meta principal usar materiais que não agredem a natureza. Confira muitas ideias e dicas a seguir.

foto de casamento sustentável

O que é um casamento sustentável?

Também conhecido como ‘eco wedding’, o casamento sustentável é o tipo de evento focado em proteger ao máximo o meio ambiente. A ideia é escolher produtos e fornecedores para a organização da festa de casamento pensando na sustentabilidade, ou seja, em não agredir à natureza.

E como se faz isso? Talvez você já tenha visto por ai matérias sobre o uso de canudos de papel para sucos e refrigerantes porque são biodegradáveis, por exemplo. Ou ainda o uso de agendas e cadernos feitos com papel reciclado. Temos como exemplo também móveis feitos com madeira de reflorestamento. Tais medidas são simples e ajudam a preservar a natureza. Esta é a ideia de um eco wedding.

A “causa verde”, como alguns veículos chamam o desejo de salvar o meio ambiente (cada vez mais destruído pelo homem no dia a dia) anda se tornando necessária. Muitos fornecedores de produtos para casamento andam investindo em fornecer produtos deste tipo. Encontrar material para compra não será um problema.

Por que fazer um casamento sustentável?

Esta é uma pergunta mais comum do que você imagina. Afinal, porque fazer um casamento sustentável se você tem mais fornecedores do tipo ‘tradicionais’? São motivadores:

  • Fazer a sua parte na luta por salvar o meio ambiente – sabe aquele lance do “de grão em grão”? Se sua festa de casamento não tiver plásticos no lixo e mais material para acumular nos lixões e oceanos será um a menos;
  • É mais barato – muitos dos materiais para um casamento sustentável são mais em conta porque vão ser reutilizáveis. E quem não quer gastar menos, não é mesmo?
  • Será diferente – se a sua ideia era de um casamento unico, especial e diferente de todos os já vistos essa é uma grande chance. Originalidade é tudo!

Dicas para fazer um casamento sustentável

Se a ideia te agrada temos uma boa notícia: o mercado está pronto para te servir. Existem várias formas e escolhas a serem feitas que possam tornar o seu um casamento sustentável. São sugestões:

Envie o convite virtual

O convite de casamento em papel não ficou em desuso não, mas não é mais tão querido como antes. A sugestão é evitar o uso de papel (mesmo reciclado) e ainda economizar no mínimo R$ 200 criando uma arte online. Envie por redes sociais no privado para seus amigos. Eles vão curtir a ideia!

Uma sugestão é deixar um aviso ao final do convite do motivo de enviar online. Os amigos podem curtir a ideia e repetir na festa deles!

modelo de convite virtual para casamento sustentável

O convite virtual pode ser enviado por redes sociais ou e-mail.

Dê preferência por luz natural

Em outras palavras: menor gasto com estrutura. A alternativa para isso é casamento à tarde ou pela manhã, que também são mais baratos. Se escolher áreas externas e espaços com maior zona verde pode economizar um pouco mais. São ideias simples e sustentáveis.

Decore as mesas com itens reciclados

Se vai haver buffet então o centro de mesa é uma boa pedida. Contudo, ele pode ser comprado pronto ou feito em casa juntando itens do dia a dia. Caso tenha tempo há sempre opções legais de arranjos e centros de mesa com latinhas ou garrafas plásticas, por exemplo.

vaso de lata para casamento sustentável

Vaso feito com lata de leite e flores.

casamento sustentável

Sirva frutas e saladas no buffet

Se há algo natural e agradável de ter em um casamento sustentável é um buffet sustentável. E a partir desta escolha há muitas opções do que servir de forma agradável ao público e atrair crianças e adultos. Se for um casamento vegano, por exemplo, investir em soja e tofu são ótimas pedidas.

Uma dica legal e fácil de agradar a todos é salada de frutas com calda à gosto, por exemplo. Deixar como opção para os convidados se servirem de mão, granola e outros grãos ou leite condensado para compor o seu prato é uma ótima pedida. Mas Melhor ainda se estamos falando de um casamento matinal.

salada de frutas para casamento sustentável

Não use pratos e copos descartáveis

Talvez você não tenha ideia da quantidade de descarte desses itens em um casamento. E são muitos, viu? Uma pessoa em um único evento pode jogar fora ao menos três pratos e cinco copos. Imagine isso com 100 convidados em um evento!

Caso seja um casamento em casa ou para poucos convidados considere usar o seu jogo de jantar. Existe no mercado a opção ainda de aluguel com custo baixo, por exemplo.

louças para casamento sustentável

Crie lembrancinhas naturais

Ao fim do dia todos esperam uma lembrancinha legal e divertida. Para todo casamento a lembrancinha é obrigação como uma forma de deixar viva a celebração na mente dos convidados. E em tradição a gente não mexe, correto? Podemos, todavia, adaptar.

São algumas ideias:

  • Mini mudas de plantas – esta, por sinal, é uma ideia ainda para lembrancinha de festa de aniversário;
  • Sabonetes artesanais – além de serem úteis podem ser feitos por você mesmo! Há muitas receitas legais de sabonete perfumado no Youtube ou em sites de artesanato;
  • Faça lembrancinhas com PET, garrafas de vidro ou de alumínio – a reciclagem sempre está em alta.
lembrancinhas para casamento sustentável

Mini mudas de plantas.

lembrança casamento sustentável

Sabonete artesanal em caixinha de madeira sustentável.

dica de lembrancinha para casamento sustentável

Ideias não faltam para um casamento sustentável, concorda? E ainda há muito mais por ai! Em outras palavras: casamento sustentável é totalmente possível de ser feito mesmo sem ajuda de um profissional da área. Caso tenha uma sugestão legal ou surja alguma dúvida é só deixar nos comentários abaixo e te respondemos o quão breve for possível.

Sobre o autor

Lidianne

Deixe um comentário