Casar com aliança de prata pode? - Saiba tudo Sobre Alianças!
Aneis e Alianças Nova noiva

Casar com aliança de prata pode? – Saiba tudo Sobre Alianças!

Written by Lidianne

Costumeiramente os noivos usam prata para aliança dourada para celebrar a união. Um costume antigo o qual não se sabe ao certo quando iniciou, são apenas teorias. Atualmente o cenário mudou e tudo está mais livre nos cânones do casamento. Logo, uma aliança de prata pode ser bem vinda. Será mesmo? Saiba a seguir.

casar com aliança de prata

O significado da palavra aliança

Você já parou para pensar enquanto noivo ou noiva por que usa uma aliança? Qual o motivo? O ‘termo’ aliança possui origem latina e quer dizer ‘alligare’, uma palavra para união. Em outras palavras, quem usa uma aliança está se unindo a alguém.

No matrimônio a palavra ‘união’ possui vários significados, dentre eles fazer um acordo com uma pessoa. Por meio da consagração desta união a dupla se compromete a ficar junto, a seguir junto. Estará então formando uma família para viver um bom tempo juntos.

Qual a história da aliança de ouro?

Não temos uma única história para justificar o uso de uma aliança durante um casamento ou a sua mudança para uma aliança de prata porque muitas religiões usam a joia. Acredita-se que o costume o qual seguimos no Brasil tenha origem cristã de relacionamentos tradicionais.

Foram os egípcios os primeiros a trocar anéis de compromisso. E como esse povo usada o ouro constantemente em adornos corporais, eles cunharam lindos anéis em ouro para uso pessoal. O uso do ouro sempre foi comum entre povos antigos por associar a sua durabilidade.

Contudo, foram os romanos e seu uso de aliança que a fizeram migrar para os cristãos, possivelmente nos influenciando por aqui. Quando os romanos começaram a suar alianças aos pares é que o costume pegou de verdade no mundo antigo. Passou de geração por geração e chegou até nós, no século 21.

comprar aliança de prata

A chegada do aliança de prata nos noivados e casamentos

Apesar do ouro ter seu brilho, impacto e simbologia, não neguemos o fato de ser caro. E este foi o principal motivo da queda do ouro e ascensão da aliança de prata. O custo alto da grama, a constante inflação dos metais nobres e o custo de vida cada vez mais alto tornou o uso um pouco afastado do popular.

Ao usar aliança estamos falando de um costume muito antigo e com uma forte simbologia da união a dois. Contudo, não há ligação com religião ou um fator social extremamente importante para isso. É uma opção que se for retirada não trás nenhum problema jurídico. É mesmo uma opção.

Atualmente a economia não anda das melhores e se popularizou os modelos de alianças de metais mais barato. O aço inox sai na frente com o custo baixíssimo e ainda abre opções para para designer diferenciados. O mesmo vale para aliança de prata.

preços de aliança de prata

Pode usar aliança de prata sim!

Não existe uma regra social ou um cânone a ser rompido ao trocar o ouro por aliança de prata. Na verdade é super bem aceito e está na moda. O segredo é apenas escolher um modelo que tenha traços de aliança e não um anel simples de praia.

Hoje em dia os casais podem usar aliança de prata em pedido de namoro, durante a solicitação oficial de noivado ou para trocar de alianças no altar.

Os modelos encontrados nas lojas são os mais diversos, obedecendo coleções e tendências como o padrão em ouro. Há coleções, modelos mais largos ou mais finos. Preferências para todos os gostos.

Preços de aliança de prata

A troca de ouro por aliança de prata pode ser bem vantajosa para o casal porque o custo é menor. Um par de alianças grossas de prata pode custar R$ 200, enquanto o mesmo par em ouro sairia por mais de R$ 2 mil.

As opções são para comprar em joalherias presenciais como online. Há lindos modelos vendendo em sites de vendedores avulsos também como o Mercado Livre.

Sobre o autor

Lidianne

Deixe um comentário