Dicas para Organizar um Casamento Simples e Barato
Planejamento

Dicas para Organizar um Casamento Simples e Barato

Written by Lidianne

Organizar um casamento não é uma tarefa tão complicada. Para alguns casais de noivos o grande drama é gastar pouco nesta organização e mesmo assim realizar todos os desejos. Como fazer para organizar um casamento simples e barato? Será que preciso gastar muito para ter a festa dos sonhos? As dicas a seguir podem te ajudar.

como organizar um casamento simples e barato

Dicas de como fazer casamento simples e barato

Casamentos lindos e com luxo são caros e envolvem um certo gasto. Mas reduzir o orçamento é possível sim e ter uma linda festa gastando pouco é algo realizável para quem possui gastos limitados. Como fazer é o que você descobre a seguir com 10 dicas simples e fáceis de serem seguidas.

1. Determine um teto de gastos

Teto é o valor máximo que você pode gastar, o seu orçamento disponível. Segundo especialistas da área financeira, é muito mais fácil controlar os gastos quando você possui um valor máximo pré determinado. O comum, na maioria das vezes, é acabar endividado porque não conseguiu acompanhar as contas e perdeu a noção dos gastos.

Uma alternativa bem legal e indicada por consultores responsáveis por cursos de educação financeira é ter um caderninho temático de gastos. O seu novo projeto, por exemplo, é a festa de casamento. Então compre um caderninho só para ele e anote o valor máximo disponível para gastar.

casamento simples e barato feito em casa

2. Busque espaços alternativos para a festa

Os locais mais comuns são o salão da igreja e uma casa de festas. Você pode, entretanto, ter um casamento simples e barato e muito bonito em um lugar diferente. São sugestões:

  • Uma tenda na praia – você não precisa pedir permissão em algumas cidades e pode ter uma celebração ao por do sol;
  • O salão de festas do apartamento ou condomínio de um amigo – é preciso ter intimidade para pedir isso mas pode-se economizar uma boa grana. No geral tais espaços cobram uma taxa de limpeza a variar de acordo com o condomínio;
  • Em uma casa de praia emprestada – sabe aquele amigo que tem uma casa de praia sem uso? Aproveite que ele anda te oferecendo e sugira fazer a sua festa por lá;
  • Na sua casa – se há espaço por que não? Uma celebração pequena, apenas para os íntimos.

3. Encomende doces e salgados com pequenos fabricantes

As docerias e buffets profissionais são um luxo mesmo e com doces e salgados deliciosos. Contudo, eles tem mais contas para pagar e isso é revertido no valor por unidade. Os doceiros do seu bairro e revendedores de redes sociais, em contrapartida, produzem em casa e podem cobrar mais barato por itens de qualidade. Você pode se surpreender por doces deliciosos feitos por doceiras autônomas.

Antes de mais nada não se esqueça de pedir uma prova e garantir que seja do seu agrado a encomenda.

4. Faça um book pós wedding 

Você ainda pode ter as fotos de casamento do seu sonho mas com um novo olhar. Ao invés de optar por um serviço durante o evento com custos mais altos opte por um lindo álbum posado e pré programado.

Esta sugestão feita em um local aberto ou estúdio pode te render mais de R$ 500 de diferença nas imagens e aguçar a sua criatividade para conseguir belas imagens no álbum. Uma boa dica para um casamento simples e barato, não acha?

5.Alugue as roupas

Sabemos de uma grande resistência de algumas noivas de usar vestido de outra noiva. Contudo, temos um grande motivador: o preço. Gastando menos da metade do investimento de comprar um vestido de casamento é possível ter um belo modelo para usar por um dia. Não dá para rasgar ou brincar com um ‘trash the dress‘ mas é uma grande economia para um casamento simples e barato.

Em lojas de aluguel você consegue encontrar tudo: o vestido, as roupas do noivo, das daminhas, do pajem, dentre outros itens necessários.

7.Reduza a lista de convidados para os íntimos

Muitos itens encarecem o casamento mas nada se compara com o pagamento por pessoa do buffet. Este é o maior dos gastos, sem dúvidas, mas não vale a pena.

Dê um freio nos seus pais convidando todos os membros distantes da família para o evento se o seu foco é um casamento simples e barato. Há sim uma alegria genuína neste convite dos primos de outro Estado ou até de outro país, mas é o responsável por um montante importante do orçamento.

Ao invés disso traga os mais íntimos para a celebração, aqueles que torceram para a história de vocês dois dar certo. Aqueles amigos que ouviram todas as brigas e sempre estavam lá para o casal de novo ou aquela amiga que sempre soube que ele era o cara para você. Algumas pessoas não podem ficar de fora enquanto outras só geram gastos.

8.Evite flores naturais

São caras e não ficam de recordação, envolvendo logística de entrega e armazenamento. Ao invés disso peça ajuda de profissionais para criarem uma decoração bonita e contagiante para um casamento simples e barato de acordo com a vibe dos noivos. Há sempre alternativas mais baratas como usar balões, espelhos, itens de vidro, decoração com papel, dentre outras possibilidades.

9.Convites online estão na moda e são mais em conta

Convites de casamento são lindos, mas sejamos sinceros: no geral os convidados jogam fora. Se não forem os pais do noivo ou da noiva ninguém guarda uma folha de papel mesmo escrita a mão. Neste caso a melhor opção é optar por uma versão virtual. Você economiza com o envio e a entrega.

10.Escolha horários alternativos para celebrar

O horário da noite sempre é o mais caro de contratar serviços. Casamentos à tarde, contudo, são bem mais em conta e pela manhã também. É preciso fazer uma alteração no cardápio a ser servido mas nada que um estudo do horário com cautela não te proporcione as melhores escolhas.

Com tantas dicas organizar um casamento simples e barato ficou ainda mais fácil, concorda? E se tiver mais sugestões para deixar o orçamento ainda mais livre é só deixar nos comentários abaixo.

Sobre o autor

Lidianne

Adicione seu comentário

Deixe um comentário