Festa de Casamento Em Casa: Ideia para Economizar e Celebrar
Planejamento

Festa de Casamento Em Casa: Ideia para Economizar e Celebrar

altar de um casamento em casa
Written by Lidianne

Festa de casamento em salão é a opção mais escolhida entre os organizadores. Contudo, pode não ser a melhor. Em tempos de redução de gastos e quando não se quer organizar um evento muito pomposo uma sugestão é um festa de casamento em casa. A moda já pegou no Brasil e há muitas formas de organizar este evento.

altar de um casamento em casa

Como funciona um casamento em casa?

Talvez você não consiga visualizar um casamento feito em casa diante de tantos eventos pomposos em revistas e vídeos do YouTube. Mas pode ser uma ótima alternativa para sair um pouco do senso comum e criar um evento especial.

Um casamento em casa é o que você está pensando: um casamento em casa. Uma festa de casamento feita na residência do casal (se já tiver uma), dos pais do noivo ou da noiva ou ainda em uma casa alugada. O foco mesmo é sair dos salões grandes, sejam eles de casa ou de festa ou de igrejas.

Nos países europeus, Estados Unidos e Canadá um casamento feito em casa é muito comum. As famílias com residências amplas adoram a ideia de algo mais intimista e único. Isso porque como cada casa é única, a festa será diferente mesmo usando os fornecedores dos amigos.

Vantagens de fazer um casamento em casa

Se você ainda não levou adiante esta ideia a lista de algumas vantagens pode te ajudar a pensar mais no assunto, como:

  • Custo mais baixo – o salão de festa envolve um custo alto para aluguel dependendo da cidade, região e horário. Este valor é apenas para o espaço vazio, não envolvendo estrutura;
  • Convidados reduzidos – este tópico é vantagem apenas se você estava se achando em uma ‘saia justa’ por não ter uma desculpa para cortar alguns convidados;
  • Possibilidades infinitas de modificar o ambiente – há certas limitações em alugar um espaço. Em sua casa você é livre para usar o ambiente como quiser;
  • Não há limite de horário – talvez o som alto de uma música ou banda seja limitado de acordo com a localização, mas isso não se restringe a um bom papo com amigos e comer doces e salgados;
  • Alguns fornecedores podem cobrar menos – não é regra, mas há casos de fornecedores que aumentam o valor da unidade de um salgado ou doce de acordo com o porte do evento.

 

Dicas para fazer um casamento em casa

Se a ideia de um casamento em casa começou a te agradar, temos boas dicas e sugestões para ajudar na organização perfeita do grande dia para o casal.

Use a área externa da casa o máximo possível

Você deve pensar em um ambiente agradável para os convidados por um longo período de tempo porque eles chegam cedo ao evento e saem tarde. Uma boa circulação de ar, portanto, é necessária. Para isso pense em áreas externas para colocar mesas e cadeiras como jardim, terraço ou quintal. 

Atenção ao calendário de climas de sua cidade

Na maior parte das vezes os noivos possuem uma data fica e se agarram com ela e seu simbolismo. Esta data, porém, pode não ser a melhor para o evento. Analise se no período do ano escolhido há chuvas sem aviso prévio constantemente, se é um período muito frio para seus convidados ou algo do tipo.

O segredo de observar o calendário climático do ano para marcar a data de casamento é saber usar as informações. Se você quer casar de dia, por exemplo, opte por um um período de sem chuvas e com clima agradável como a entrada do outono. Já para um casamento na praia o verão é necessário.

Escolha cadeiras e mesas de acordo com o ambiente

Modificar paredes e a decoração do espaço é muito mais caro que adaptar os móveis a serem alugados de acordo com as cores e estilo já disponível. Exemplo: móveis com estilo provençal para um casamento no jardim são boa uma boa pedida.

Crie um cardápio alternativo e criativo

Se estamos saindo do padrão de salão de festas, por que não modificar o cardápio para algo legal e não servido em festas antes? As opções podem ir de acordo com o período de colheita da estação e frutas típicas, algo que é aceitável para eventos informais e despojados com amigos e familiares ou sua ousadia no momento de criar o menu. 

Uma salada de frutas para casamento de dia, de tarde ou de noite é uma alternativa diferenciada e pouquíssimo servida em casamentos. Mas você sabia que os convidados amam? Já pensou na ideia? Muitas pessoas não comem doce mas não dispensam a qualquer hora do dia uma salada de frutas.

Troque uma banda por um músico solo

Uma banda de casamento é bem legal, mas um músico de um único instrumento pode ser algo bem mais intimista. Pode ser mais barato (depende um pouco da fama do músico, do seu instrumento e data do evento) que contratar uma banda inteira. Imagine um violino tocando enquanto a noiva anda até o altar…romântico, não é mesmo? Cena de filme!

E se o corte de custos é necessário para o casamento em casa ainda é uma opção usar uma playlist muito bem elaborada para o evento.

Troque a decoração de flores por algo permanente

Flores exigem armazenamento, manutenção e ainda escolher algo típico da época do ano. O custo é caro, podendo representar mais de 30% do orçamento de uma festa. Este gasto, contudo, é considerado desnecessário hoje em dia quando se pode criar lindas decorações sem dispender tanto do orçamento e atemporais, o que quer dizer que podem ser feitas antes. As vezes até um ano antes!

Com tantas dicas de como organizar um casamento em casa é só colocar a mão na massa agora, concorda? Surgindo dúvidas ou mais sugestões é só deixar nos comentários abaixo.

Sobre o autor

Lidianne

Deixe um comentário