Festa de Casamento Virtual Está na Moda: Saiba Tudo!
Na mídia

Festa de Casamento Virtual Está na Moda: Saiba Tudo!

Written by Lidianne

Celebrar o casamento todo casal quer, nem que seja ao menos um “bolinho” com os amigos. Mas quando fatores externos não permitem isso é o momento de alternativas entrarem em cena. Eis que surge, então, a festa de casamento virtual. Mas como funciona isso? Como fazer? Você confere o guia completo a seguir.

festa de casamento virtual por zoom

O que é uma festa de casamento virtual?

Em tempos de quarentena por conta da pandemia da COVID-19, muitos casais tiveram que modificar seus planos. As aglomerações ficaram suspensas e eventos com mais de cinco pessoas já são considerados perigosos para a transmissão da COVID-19. Eis então que o mundo dos eventos se tornou criativo e começou a buscar alternativas.

Os casais começaram a adiar as festas de casamento mas começou a ficar chato e cansativo. Quando há uma vontade enorme de casar é preciso ir adiante, ok? E foi isso que os casais fizeram. Continuram a se casar no cartório e iniciariam celebrações alternativas transmitindo online. Isso mesmo! Por isso a festa de casamento virtual.

A festa de casamento virtual é um evento de comemoração do casamento a ser transmitido online para os amigos. Como no momento que este artigo está sendo ridigido ainda não há vacina para a COVID-19, aglomerações permanecem proibididas na maior parte do mundo, seguindo orientações da OMS. Os casais, entretanto, não deixaram de casar e compartilhar este momento com os amigos.

festa de casamento virtual na califórnia

Primeira festa de casamento virtual realizada na Califórnia, nos Estados Unidos.

Como funciona uma festa de casamento virtual?

A parte jurídica do casamento continua sendo realizada normalmente nas cidades brasileiras. Os casais devem, então, levar seus documentos pessoais até o cartório e marcar a data de assinatura da certidão de casamento no fórum de sua cidade diante de um juiz. Neste ponto tudo continua igual.

A festa de casamento virtual é a celebração pós união jurídica. E os casais andam sendo criativos neste momento e criando belos eventos para transmitir online. As festas de casamento virtual acontece apenas na casa do casal ou em um local escolhido por eles mas são transmitidas online através de algumas plataformas como:

  • Zoom – apenas para quem recebeu o convite para entrar por meio de link;
  • Google Meeting – acesso também exclusivo por quem receber o link de entrada;
  • Instagram – para seus contatos ou aberto ao público se assim você permitir;
  • Facebook – pode ser aberto ao público;
  • Youtube – depende da quantidade de seguidores para poder realizar uma transmissão ao vivo.

Uma vez organizada a decoração e escolhida a plataforma é só apertar o play e seguir adiante em um evento diferenciado. Pode ter música, a primeira valsa, troca de alianças…e assim por diante. A criatividade do casal é essencial para organizar uma linda festa de casamento virtual.

Vantagens de uma festa de casamento virtual

Não curtiu tanto assim a ideia de uma festa de casamento virtual? Talvez alguns pontos positivos possam te fazer mudar de ideia ou ao menos pensar no assunto. São citados como vantagens de uma festa de casamento virtual:

  • Muito mais barata – na verdade podemos classificar como ‘infinitamente mais barata’ de tantas que são as reduções de gastos. Não há convidados, não ha buffet, sem convite e assim por diante;
  • Mais rápida – se você se cansa em participar de um casamento, imagina sendo o noivo ou a noiva! Em uma festa de casamento virtual a duração é quanto tempo você quiser ou quanto tempo a rede social permitir o compartilhamento. No geral é 1 hora de duração;
  • Pode ser realizada em qualquer dia e horário – festas de casamento obedecem ao horário da casa de festas e calendário da cidade, inclusive com disputa com outros casais que querem o mesmo lugar. Na festa em casa transmitida virtualmente você faz seu evento quando quiser. Pode ter festa de casamento virtual de 10 da manhã se assim o casal permitir;
  • Pode ser feita até em locais diferenciados e criativos – uma transmissão curtinha na frente da sua igreja preferida para trocar votos é uma opção também. Uma festinha em uma casa de festas mais chique por um menor tempo, por exemplo, anda sendo bem cotada entre os casais norte americanos.

Festa de casamento virtual: tendência para o futuro?

A saudade de um menu caprichado, a pegada do buquê e outras tradições envolvendo festa de casamento é grande. Contudo, a quarentena da pandemia abriu um nicho de mercado ainda não explorado e que talvez tenha muito a oferecer. As festas virtuais estão com a corda toda e podem representar um mercado a ser investido no futuro.

Há um público que pode se beneficiar bastante com uma festa de casamento virtual e enxerga ai uma possibilidade de criar algo legal. Os tímidos, por exemplo, sem interesse em ser atenção principal de um evento, podem se sentir mais à vontade em compartilhar com seus amigos a emoção de casar desta forma.

Quem está com o orçamento apertado mas não abre mão de uma festinha vai gostar da ideia de uma festa online com bolo e vestido de noiva. E quem tem amigos morando longe que não podem estar presentes no grande dia também vão adorar partilhar a emoção como se todo mundo estivesse no mesmo lugar e em tempo real! O virtual é a nova realidade e com muitas vantagens que valem a pena investir.

O fim da festa tradicional de casamento não é prevista. Mas é muito provável que a festa virtual tenha vindo para ficar.

festa de casamento virtual na índia

Casal indiano celebrando o casamento com amigos na sala virtual do aplicativo Zoom.

Festa de casamento virtual não é tão novo assim

Você sabia que nas capelas de Las Vegas no estilo “casamento rápido” o evento já é transmitido online há quase meia década? Como muitos casais decidem naquele instante que querem casar ou vão ali para um evento rápido e íntimo, eles possuem como serviço no “combo do casamento” a opção de transmitir para os amigos via link virtual.

Agora que você já sabe tudo sobre festa de casamento virtual, pensa em fazer a sua? Gostou da ideia? Deixa a sua opinião nos comentários abaixo.

Sobre o autor

Lidianne

Adicione seu comentário

Deixe um comentário