Casamento as Cegas: Como é? Funciona? Conheça o programa do Netflix
Relacionamento

Casamento as Cegas: Como é? Funciona? Conheça o programa do Netflix

Written by Lidianne

O que você faria se estivesse de casamento marcado mas sem conhecer o noivo? Esta ideia te assusta? Talvez a alguns brasileiros pode ser estranho pensar nesse tipo de casamento. Mas em outros países isso é super comum. O casamento as cegas está voltando à moda, um novo tipo de emoção diferenciado para quem construir uma relação com muitas surpresas. Saiba como funciona a seguir.

casamento as cegas judaico

O que é um casamento as cegas?

Você não conhece o noivo ou a noiva. Não sabe as suas preferências de roupas, os pratos preferidos ou se sabe dançar. Não sabe nem ao menos a cor do olho com certeza. Talvez tenha visto uma foto e ouvido relatos de parentes e amigos sobre a personalidade. Isso é um casamento as cegas.

O casamento as cegas é o um tipo de relação firmada sem as duas partes se conhecerem. Não é inédito no Brasil e nem tão pouco novidade.

Há alguns estilos diferentes de casamento as cegas Alguns casais não se conhecem até o altar, enquanto outros já se viram dois dias antes. Como não sabem nada sobre o outro então ainda é visto como um casamento às cegas.

Culturas que possuem um casamento as cegas

Enquanto costume cultural o casamento as cegas não é uma novidade no mundo. Em alguns países ainda há este costume. Um exemplo é o Estado Islâmico, tipo de regime no qual os noivos só se veem no dia do casamento. A ‘transação’ é celada entre os pais e o dote é o principal motivador disso, pago em dinheiro, com animais ou até armamento. Em outras palavras: quem paga mais leva a noiva.

Já em algumas tribos da África os noivos podem se conhecer e até se tocarem nas mãos, mas nada além disso. O casamento será selado pelo ancião juntamente com os pais e os noivos só voltam a se ver no dia da celebração, a qual pode durar vários dias.

Entre os cristãos ortodoxos há o costume de se manter um casamento as cegas mas com alguns pontos diferenciais. Os noivos não se beijam ou se tocam antes do grande dia e o casal é formado por familiares. Contudo, eles podem se ver por alguns minutos e conversarem em um encontro pré supervisionado no período de namoro.

Por que o casamento as cegas se tornou moda de novo?

Muitos especialistas já tentaram entender o motivo de um novo formato de casamento as cegas surgir por ai. Afinal, como gostar de algo tão misterioso quando podemos eliminar o ‘fator surpresa’ e escolher bem melhor o parceiro? Essa resposta varia de casal para casal.

Alguns querem, por exemplo, apegar-se a este fator surpresa. Em tempos de tanta exposição em redes sociais e na mídia, pode ser interessante viajar em sentido contrário e se surpreender com o outro. Descobrir coisas novas todos os dias sobre o parceiro pode não ser tão agradável, mas alguns casais querem correr o risco. A descoberta e a surpresa são atrativos para o romance, dizem.

Outro motivo para optar por um casamento as cegas pode ser abrir mão de pré julgamentos, em outras palavras, eliminar preconceitos. Os casais não vão escolher seus parceiros pela beleza e sim por fatores como ‘idade’ e ‘capacidade de gerar filhos’ ou a renda mensal. Isso cria um novo universo desconhecido, algo a ser desbravado ainda e em alguns casos elimina preconceitos e preferências. Se um homem, por exemplo, gosta de mulheres loiras deverá aprender agora a admirar as morenas depois de casar com uma.

Há outros motivos para pessoas na pós modernidade aderirem a um casamento as cegas? Sim, muitos. Cada casal justifica de uma forma e muitos vivem muito bem.

reality show casamento as cegas

Na foto, cena do reality show Casamento às Cegas.

O programa casamento as cegas

Um dos motivos do casamento as cegas ter voltado a ser o assunto mais comentado da Internet é o reality show de mesmo nome. Nele, os participantes devem se casar com alguém depois de se conhecerem e conviverem por três semanas. Pouco tempo? Para alguns casais participantes do programa, por exemplo, é mais do que o suficiente para amar ou odiar o parceiro o restante da vida!

O programa exibido diretamente pelo Netflix é um enorme sucesso de público desde o primeiro dia. E é de tirar o fôlego mesmo. Em primeiro momento o casal deve interagir por 10 dias. A partir dai o casal se conhece um pouco mas sem se ver pessoalmente. Deve, portanto fazer o pedido. Qualquer um dos dois pode fazer.

Nem sempre a química no casamento as cegas é tão forte e é ai que o reality show fica interessante. O casal segue com o planejamento de provar vestido de noiva, organização da festa mas…lá no íntimo, nem tudo está indo bem. E as brigas acontecem durante as gravações.

Um casamento as cegas dura?

Esta é uma dúvida que nem quem participa de programas como Casamento às Cegas do Netflix sabe na verdade. Não há como, por exemplo, afirmar que um casamento durará mais porque os noivos já se conheciam e deve terminar logo porque o fator surpresa foi inserido no relacionamento.

O que se sabe é que na maior parte das vezes, infelizmente, não dura muito. A média de casais separados depois de casarem às cegas é de 90%, um índice de divórcios muito alto, segundo dados dos bastidores do próprio programa da Netflix.

Não é um número irreal porque muitas manias e opiniões fortes são reveladas apenas após a troca de alianças. E sabemos o quão pode ser importante saber de certos pensamentos antes, não é mesmo? No programa 90 Dias para Casar, por exemplo, um dos casais se separou porque o homem não sabia que sua noiva virtual era gorda. Ficou chocando quando se conheceram pessoalmente e a relação terminou menos de dois anos depois.

Agora você já sabe tudo sobre casamento as cegas e pode pensar se é uma opção válida ou não passa de algo para reality show. Caso tenham sugestões de como fazer a relação durar ou comentários sobre o tema é só deixar logo abaixo.

Sobre o autor

Lidianne

Deixe um comentário